SÓCIOS
SPCP News – Nº 5

SPCP News – Nº 5

Estimados colegas,

Esperando que tenham passado uma Santa Páscoa e uns dias de descanso retemperados, é com muito prazer que destacamos mais um número de SPCPNews.

No passado dia 30 de Março, sob autoria de Joana Poças, na Biblioteca de Camões, foi lançado o livro intitulado "Certified Pain in The Ass".

Para mais informações, consultar www.e-cultura.pt/evento/31416

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

# Publicado no dia 11 de Abril, na Revista Saúde Online, podem aceder à entrevista do presidente da nossa Sociedade, Sr. Professor Castro Poças

Para mais informações, consultar https://saudeonline.pt/temos-de-promover-a-literacia-em-proctologia-e-preciso-desmistificar-estas-patologias/

Este mês foram seleccionados dois artigos.

# O primeiro, uma revisão sistemática e meta-análise conduzida por investigadores da Universidade do Minho, intitulado "Surgical approaches to colonic and rectal anastomosis: systematic review and meta-analysis" e publicado no Int J Colorectal Dis. 2023 Feb 23;38(1):52. (doi: 10.1007/s00384-023-04328-6. PMID: 36814011; PMCID: PMC9947093).

# O segundo, igualmente uma revisão sistemática e meta-análise, publicado no World J Surg. 2023 Feb;47(2):520-533 (doi: 10.1007/s00268-022-06807-3. Epub 2022 Nov 10. PMID: 36357803; PMCID: PMC9803754), aborda a dor pós hemorroidectomia, sob o título "Can Targeting Sphincter Spasm Reduce Post-Haemorrhoidectomy Pain? A Systematic Review and Meta-Analysis".

Ambos de open access, podem ser consultados no separador "Artigos do mês".

# O caso clínico em publicação, visa a abordagem cirúrgica colorectal da endometriose profunda e chega-nos do Hospital Cuf Descobertas.

Pode ser consultadono separador "Caso Clínico".

Para os colegas de gastroenterologia, destacamos os eventos mais próximos:

# O serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar e Universário de Coimbra, em conjunto com o GRUPUGE (Grupo Português de Ultrassonografia em Gastrenterologia) vão organizar o 5º Curso Hands-on sobre Ultrassonografia na Doença Inflamatória Intestinal, no dia 5 de maio 2023, a ter lugar no serviço de Gastrenterologia do CHUC, sob a coordenação do Dr. Francisco Portela e da Dra. Margarida Ferreira. Dado o seu carácter eminentemente prático as inscrições serão limitadas a um máximo de 12 participantes.

Para mais informações, consultar www.spg.pt/events/5o-curso-hands-on-sobre-ultrassonografia-na-doenca-inflamatoria-intestinal/

# O Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E., estreia este ano, o I Encontro de Proctologia e Medicina Geral e Familiar, destinado a médicos e internos de MGF. Um evento com inscrições limitadas, a ter lugar na Casa da Baía de Setúbal no dia 18 de Maio.

Para mais informações, podem consultar www.admedic.pt/eventos/i-encontro-proctologia-mgf.html

E porque a Primavera veio para ficar, deixamos algumas dicas de actividade científica que nos parecem pertinentes relacionadas com a coloproctologia para cirurgiões.

# O Colorectal Talks - International Meeting on Colorectal Surgery, presidido pelo Dr. Miguel Mascarenhas Saraiva, vai ter a sua primeira edição de 10 a 13 de Maio no Hospital de Braga. Conta com um painel científico internacional, com especial destaque para as disfunções do pavimento pélvico, prolapso rectal, dor pélvica, síndrome de obstrução defecatória, abordagem laparoscópica na colectomia direita e cirurgia no cancro do recto.

Para mais informações, podem consultar www.hospitaldebraga.pt/agenda/colorectal-talks-international-meeting-on-colorectal-surgery

# A primeira edição do Congresso Colorretal de Milão, sob organização dos Professores Luigi Boni, Pierpaolo Sileri e Antonino Spinelli, vai decorrer nos próximos dias 24, 25 e 26 de Maio.
Esta é uma oportunidade única para conhecer um corpo docente de "primeira classe", especialista em diferentes campos da cirurgia colorretal com um programa equilibrado de palestras convidadas e cirurgias ao vivo. Os principais tópicos a abordar são Excisão Mesocólica Completa, Cirurgia colorretal laparoscópica e Cancro colorectal.

O Congresso Colorretal de Milão terá lugar nos dias 25 e 26 de maio de 2023 no Centro de Congressos Humanitas, Via Manzoni 113, 20089 Rozzano (MILÃO) – Itália; O Curso Pré-Congresso 1 terá lugar no dia 24 de maio de 2023 em Humanitas – Laboratório de Anatomia; e o Curso Pré-Congresso 2 terá lugar no dia 24 de maio de 2023 em IRCSS San Raffaele.

Para mais informações contactar [email protected] ou consultar o site do congresso https://colorectalcongress.it/

# Com especial interesse para os internos de Cirurgia Geral, nos dias 14 e 15 de Junho de 2023 vai decorrer o Curso de Laparoscopia Básica, integrado no plano de formação da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, para Internos, sócios da SPCIR.
Realizar-se-á no Centro de Simulação do Hospital Cuf Tejo, com o foco no treino prático e serão apenas aceites 20 inscrições!

Para mais informações, podem consultar www.spcir.com

# Para aqueles que pretendam organizar atempadamente a sua agenda cientifica, relembrar , que após os nossos colegas brasileiros terem passado por momentos difíceis com a pandemia por Covid 19, este ano, e "dentro de um contexto seguro do ponto de vista sanitário", conforme as palavras do presidente Dr. Antônio Lacerda Filho, a realização do 71º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, irá ter lugar de 5 a 9 de setembro de 2023, sob regime presencial, em Belo Horizonte-MG, contando com a presença do Professor Dr. Nuno Figueiredo e do Dr. Costa Pereira no painel de convidados.

Para mais informações, podem consultar www.coloprocto2023.com.br

Desejamos a todos os colegas votos de um excelente trabalho e um mês de Maio pleno.

A equipa da SPCPNews.