SÓCIOS

Exmos. Colegas,

É uma honra e um desafio ser Presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Da nossa parte apenas vos podemos prometer todo o empenho para operacionalizar o nosso programa eleitoral abaixo discriminado. O interesse pela coloproctologia de todos os membros desta Direção é inquestionável, sendo por si só uma garantia do seu empenho na dinamização, divulgação e desenvolvimento científico desta área do conhecimento médico. Somos um conjunto de cirurgiões e gastrenterologistas de diferentes faixas etárias e com diferentes anos acumulados de experiência clínica; de hospitais diversos, na sua tipologia e localização geográfica. Estamos certos de que esta diversidade é vantajosa e de que enriquecerá a SPCP. Pretendemos não apenas dar continuidade ao que de positivo vem de Direcções anteriores como também, de um modo muito ativo, desenvolver atividades que promovam e divulguem, de forma sustentada, a coloproctologia e em particular a SPCP, em nome de todos os seus associados. Alinhados com os Estatutos da SPCP, as nossas principais linhas de ação são:

  1. Continuar a difundir a coloproctologia entre todos aqueles com interesse nesta área, independentemente da sua formação.
  2. Promover o crescimento e divulgação da SPCP e representá-la no País e no estrangeiro. 
  3. Promover o desenvolvimento da coloproctologia ao serviço da saúde da população portuguesa. Neste ponto faremos todos os possíveis para utilizar diferentes órgãos de comunicação social na promoção da “saúde coloproctológica”. Lidamos com patologias muito prevalentes, umas graves e outras com grande impacto na qualidade de vida. Temos de promover a literacia em coloproctologia e, de modo particular, em proctologia. 
  4. Dar continuidade e promover novas ações de formação (pré e pós-graduadas) para todos os profissionais com interesse no campo da coloproctologia. 
  5. Estreitar relações com outras Sociedades Científicas, permitindo a divulgação da SPCP junto das mesmas, nomeadamente através do estabelecimento de relações institucionais e colaborando na organização de eventos científicos. 
  6. Dar continuidade ao trabalho de direções anteriores no que respeita à otimização do site, fazendo do mesmo a via preferencial para chegarmos a todos os médicos, demais profissionais de saúde e ao público em geral. Pretendemos criar novas secções e rubricas, tais como: Caso Clínico do Mês e os dois Artigos do Mês (estes a serem selecionados de revistas de especialidade e principalmente vocacionados para a prática clínica diária). 
  7. Criar novas “Recomendações da SPCP” e torná-las, bem como às já existentes, mais visíveis no site. 
  8. Publicação periódica de Newsletter (SPCP News) como meio de divulgação de conteúdos diversos com interesse para os sócios. 
  9. Criar o Prémio “Melhor Caso Clínico do Mês”, publicado no site da SPCP, com o respetivo regulamento e nomeação do júri. A ser entregue durante o Congresso Nacional. 
  10. Criar Comissões Específicas com o objetivo de apoiar a SPCP nas suas atividades e, em simultâneo, conseguir envolver um maior número de sócios com papel ativo na sua divulgação. 
  11. Repensar a Revista Portuguesa de Coloproctologia. 
  12. Inquérito aos Sócios da SPCP sobre a realidade no exercício da sua prática clínica no que respeita ao exercício de funções em consultas especificas de proctologia, técnicas diagnósticas e terapêuticas instrumentais e/ou cirúrgicas que efetuam. Só assim a SPCP poderá ir ao encontro das reais necessidades formativas e científicas dos seus Sócios nesta área do saber. 
  13. Promover campanhas com a finalidade de aumentar o número de Sócios titulares e membros associados (uma das pedras basilares para o desenvolvimento da SPCP). 
  14. Encontrar novos parceiros externos e novos agentes (stakeholders) que nos ajudem a sedimentar e, acima de tudo, expandir de modo sustentado a nossa Sociedade Científica. Neste campo está também englobada a identificação de novas formas de financiamento. 
  15. Dar passos firmes no sentido de levarmos por diante a criação de uma sede física e de um secretariado duradoiro e profissional. 

Estes objetivos só poderão ser atingidos com a colaboração de todos, pelo que contamos com o vosso apoio.

O Presidente da Direção

F. Castro Poças