SÓCIOS
SPCP News – Nº 4

SPCPnews nº 4
 
Caros colegas, enviamos o nº 4 do SPCP News com informações que nos parecem de interesse para a comunidade coloproctológica.
Este artigo  interessa a gastroenterologistas e cirurgiões – 3 % polidocanol foam sclerotherapy versus hemorrhoidal artery ligation with recto anal repair in hemorrhoidal disease grades II-III: a randomized, pilot trial, publicado na REV ESP ENFERM DIG 2023. É um trabalho realizado por colegas do Centro Hospitalar Universitário do Porto e pensamos que será de grande interesse e do agrado de todos. O link para o artigo e um comentário sobre o interesse desta publicação na prática clínica estará disponível em https://www.spcoloprocto.org/  no próximo dia 29.
 
Outro artigo que concordamos com bastante interesse, é esta revisão sistemática publicada em 2022 na Precision and Future Medicine 2022; 6(2): 91-104, “Watch and wait strategies for rectal cancer: A systematic review”, O link para o artigo e um comentário sobre o interesse desta publicação, estará disponível em https://www.spcoloprocto.org/  no próximo dia 29.
 
O caso clínico deste mês tem como título “De figurante a papel principal – Angiografia na abordagem da hemorragia digestiva baixa”, os autores, dos Serviços de Gastrenterologia do Hospital Pedro Hispano e do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, relatam-nos um caso de hemorragia digestiva de difícil diagnóstico, os procedimentos para identificação da origem e o tratamento realizado. O caso clínico, bem como o habitual Quiz poderá ser encontrado em https://www.spcoloprocto.org/ após o dia 29/02
 
 
Atividade científica
 Está de parabéns a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia
No passado dia 25 de março, o anfiteatro do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) acolheu a Reunião Regional do Sul, da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), organizada por Ana Maria Oliveira e David Horta, com o patrocínio da Pharmakern, Alfasigma e Ferring.
 
“COLOPROCTOLOGIA - ABORDAGEM INICIAL NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS E REFERENCIAÇÃO HOSPITALAR” foi o tema desta edição, onde se abordaram várias patologias com elevada incidência na população em geral, nomeadamente patologia anorretal benigna, alterações da motilidade intestinal e cancro colorretal. A reunião teve ampla participação de especialistas e internos de Medicina Geral e Familiar, Gastrenterologia e Cirurgia Geral, num total de cerca de 90 inscrições.
 
Para David Horta: “a escolha do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca não foi um mero acaso: trata-se de uma instituição do Serviço Nacional de Saúde que serve desde 1995, uma população que ronda os 600.000 habitantes, com uma área de influência que abrange 2 ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) e várias Unidades de Saúde Familiar, sendo essencial a articulação com os cuidados de saúde primários”.
 
Ana Maria Oliveira acrescentou que: “a realização deste evento tem uma importância estratégica” e realçou a escolha do tema: “prendeu-se com o facto de considerarmos necessário e fundamental, estreitar laços entre a Coloproctologia, quer na sua vertente cirúrgica quer Gastrenterológica, e a Medicina Geral e Familiar, fomentando a articulação interpares e visando inequivocamente a melhoria dos cuidados de saúde da nossa população”.
  • Os temas versados motivaram uma discussão didática e profícua entre todos os participantes, destacando-se a presença dos colegas de Medicina Geral e Familiar na moderação, nomeadamente a Dra. Fátima Leal, presidente do Conselho Clínico de Saúde do ACES Amadora e o Dr. Gonçalo Envia, Diretor Executivo do ACES Sintra. Contou ainda com a presença do Presidente da SPCP, Prof. Dr. Castro Poças e com a Diretora Clínica do HFF, Dra. Ana Valverde.
  • Todos os sócios estão convidados para o lançamento (convite anexo) do livro de Joana Poças  "Certified Pain in The Ass" no dia 30 de março na Biblioteca Camões, pelas 18:30 h. A SPCP será representada no lançamento pela Dra. Élia Gamito.
 
  • Vai realizar-se o I Encontro de Proctologia e Medicina Geral e Familiar do HSB a 18 de maio na Casa da Baía Setúbal  - patrocinado pela SPCP. O programa poderá ser consultado em https://www.spcoloprocto.org/.
  • O XXVI Congresso Nacional da Associação Espanhola de Coloproctologia, vai ter lugar em Madrid, no Hotel Meliá Castilla, de 17 a 19 de maio de 2023. O programa está disponível em https://www.congresoaecp2023.com/index.php/bienvenida.  
  • O curso Laparoscopy & Robotics 21-M1 Minimally Invasive Surgery in General Surgery promovido pela Ahed- Advanced Health Education que se irá realizar nos dias 10 e 11 de setembro no Hospital CUF Tejo. Este evento tem o Patrocínio Científico da SPCP
  • O XXXII Congresso Nacional de Coloproctologia já tem data, 23 e 24 de novembro, e terá lugar no Hotel Eurostars Oásis Plaza, na cidade da Figueira da Foz.
 
Estamos certos, a avaliar pelo programa preliminar em anexo, que vai ser muito interessante.