SÓCIOS
SPCP News – Nº 3

 
SPCP News nº 3
Caros colegas, de acordo com o objetivo definido, damos conta do SPCP News nº 3.
 
O artigo de fevereiro interessa a gastroenterologistas e cirurgiões – “ECCO Topical Review: Roadmap to Optimal Peri-Operative Care in IBD”, publicado em setembro de 2022 no Journal of Crohn's and Colitis, 2022, XX, 1–17. Pensamos que será de grande interesse e do agrado de todos. O link para o artigo e um comentário sobre o interesse desta publicação na prática clínica estará disponível em https://www.spcoloprocto.org/  no próximo dia 28.
 
Outro artigo que identificamos como muito interessante foi publicado no suplemento especial da Dis Colon Rectum 2022; 65:s20-s25, “Construction of J- and S- Pouches”. Com particular interesse para cirurgiões, apresenta um pendor muito didático descrevendo, com rigor, thechnical notes and thinking points. O link para o artigo e um comentário sobre o interesse desta publicação, e aliás de todo este número da revista estará disponível em https://www.spcoloprocto.org/  no próximo dia 28.
 
O caso clínico, da autoria dos Serviços de Cirurgia Geral e de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Universitário São João, Porto, aborda um caso raro de “Neoplasia mista neuroendócrina e não-neuroendócrina do cólon descendente - apresentação de um caso clínico e revisão da literatura”. A sua importância reside na proposta de fluxograma de estratégia terapêutica para esta entidade rara, de prognóstico sombrio, e em que não existem ensaios clínicos randomizados e prospetivos que permitam basear as decisões numa segura evidência. O caso clínico, bem como o habitual Quiz poderá ser encontrado em https://www.spcoloprocto.org/ após o dia 28/02.
 
 
Atividade científica
  • Está disponível o Programa da Reunião Regional do Sul da SPCP que se irá realizar no dia 25 de março de 2023, no Auditório do Hospital Dr. Fernando da Fonseca, na Amadora, subordinado ao tema: 
    “COLOPROCTOLOGIA: ABORDAGEM INICIAL NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS E REFERENCIAÇÃO HOSPITALAR”
    Estamos certos do seu sucesso!
  • Com particular interesse para aos cirurgiões destacamos o curso Laparoscopy & Robotics 21-M1 Minimally Invasive Surgery in General Surgery promovido pela Ahed- Advanced Health Education que se irá realizar nos dias 10 e 11 de setembro no Hospital CUF Tejo, coordenado pelo Dr. Carlos Vaz da Direção da SPCP. Este evento tem o Patrocínio Científico por parte da SPCP
 
Relembram-se os eventos já referidos na newsletter anterior:
  • 18º Congresso da ECCO, 1 - 4 março 2023 – Copenhaga
  • XXXV Reunião anual da SPGP, 9 - 10 março 2023 – Funchal
  • Curso Avançado de Coloproctologia 2023, ACPGBI - ACC2023, 22 – 23 março 2023 (formato virtual)
  • XLIII Congresso Nacional de Cirurgia, 23-24 março 2023 – Estoril
 
É também função da SPCP expressar o seu júbilo e sentimento de satisfação com a valorização científica dos seus associados. Por essa razão, com entusiasmo, entendemos assumir a missão de divulgar os colegas que se doutoraram no último ano.

Assim felicitamos calorosamente os colegas:

Ana Célia Santos que realizou, no dia 31 de janeiro de 2023, no auditório Zulmira Simões na Escola de Medicina da Universidade do Minho e por videoconferência, as Provas de Doutoramento em Medicina. O tema da tese foi "The role of low-cost strategies in the evaluation of defecation disorders”

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95231493762

 


Nuno Rama, que realizou as suas Provas de Doutoramento em Ciências Médicas pelo ICBAS-UP, no Salão Nobre do ICBAS-UP, em 26 de setembro de 2022. O tema da Tese foi Early Detection of Colorectal Anastomotic Leakage: Usefulness of Clinical Criteria and Serum Biomarkers”.

Link: https://hdl.handle.net/10216/144609








 
Paulo Salgueiro, que realizou as Provas de Doutoramento no dia 18 de novembro de 2022, no Salão Nobre do ICBAS-UP. O Tema da Tese foi “Polidocanol foam sclerotherapy in the treatment of hemorrhoidal disease including patients with bleeding disorders”

Link: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/146242
 

 
Susana Ourô, apresentou a defesa da Tese de Doutoramento na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa no dia 21 de janeiro de 2022. O tema da Tese foi “Biological and Surgical Determinants in the Treatment of Rectal Cancer”.

Link: https://run.unl.pt/handle/10362/131598