SÓCIOS
SPCP News – Nº 2

SPCP News – nº 2

Caros colegas, o número 2 do SPCP News está disponível, com o formato que nos vai acompanhar ao longo do ano.
Este mês de janeiro foram selecionados dois artigos: o primeiro, da área da gastroenterologia, publicado na revista Gastrointestinal Endoscopy em novembro de 2022, "Clip closure to prevent adverse events after EMR of proximal large nonpedunculated colorectal polyps: meta-analysis of individual patient data from randomized controlled trials"; o segundo, publicado no Lancet Gastroenterology and Hepatology em novembro de 2022, da área cirúrgica, "Robotic versus laparoscopic surgery for middle and low rectal cancer (REAL): short-term outcomes of a multicenter randomised controlled trial". Ambos os trabalhos, comentados, serão enviados a 27 de janeiro de 2023.
O caso clínico do mês, "Distúrbios eosinofílicos com envolvimento gastrointestinal: Um desafio diagnóstico", do Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Braga e do Laboratório de Anatomia Patológica, LAP/Unilabs Porto, da autoria de Andreia Guimarães, Ana Célia Caetano, Filomena Barreto, Ângela Rodrigues e Raquel Gonçalves, estará disponível a 30 de janeiro de 2023.

Relativamente à atividade científica dos próximos meses, destacamos os seguintes eventos:

  • Estão abertas as inscrições para a Champalimaud Colorectal Cancer Conference, organizada pela Fundação Champalimaud, e que terá lugar nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro 2023. Poderão consultar o programa e efetuar a inscrição, de forma gratuita, pelo link https://www.fchampalimaud.org/events/2023-champalimaud-colorectal-cancer-conference.
  • De interesse para jovens cirurgiões, o curso Basic Laparoscopy for Residents irá decorrer na Escola de Medicina da Universidade do Minho nos dias 2 e 3 de março de 2023, dirigido a médicos internos de Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Urologia e Cirurgia Pediátrica.
  • Vai ser do interesse de todos gastroenterologistas, cirurgiões e colegas de Medicina Geral e Familiar, a Reunião Regional do Sul organizada pela nossa sociedade. Irá decorrer no Auditório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, no dia 25 de março de 2023. O tema vai ser "Coloproctologia: Abordagem inicial nos cuidados de saúde primários e referenciação hospitalar". O programa, muito bem estruturado, incidirá sob patologia anorretal benigna, alterações da motilidade intestinal e rastreio do cancro colorretal, e pode ser consultado brevemente no site da SPCP.

Relembram-se os eventos já referidos na newsletter anterior:

  • 18º Congresso da ECCO, 1 - 4 março 2023 – Copenhaga
  • XXXV Reunião anual da SPGP, 9 - 10 março 2023 – Funchal
  • Curso Avançado de Coloproctologia 2023, ACPGBI - ACC2023, 22 – 23 março 2023 (formato virtual)
  • XLIII Congresso Nacional de Cirurgia, 23-24 março 2023 – Estoril