SÓCIOS
SPCP News – Nº 7

SPCP News – Nº 7
Caros colegas, em pleno período de férias enviamos mais um número da SPCP News.

Neste mês, contamos com um relevante caso clínico da autoria do Dr. Cláudio Rodrigues e da Dra. Paula Ministro, do Hospital São Teotónio, referente a uma entidade difícil de tratar – a proctite ulcerosa refratária – que é excluída da maioria dos ensaios clínicos com os novos tratamentos para a colite ulcerosa, mostrando que o recurso ao uso de tacrolimus rectal, poderá conduzir a sucesso terapêutico. O artigo intitulado “Enemas de tacrolimus – uma terapêutica a considerar na proctite ulcerosa refractária” estará disponível no separador “Caso clínico” do site da SPCP a partir do dia 28 de julho.
 
Atividade científica
  • Mais uma vez, a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia presenteou-nos com a Reunião Regional do Centro, muito bem organizada e participada, que decorreu no Hotel Meliã Ria Aveiro durante a manhã do dia 8 de julho. Foi organizada pelos colegas Dra. Fernanda Maçoas, Dr. Jorge Sousa, Dr. Pedro Damião e Dr. Samuel Costa, contando com a presença, para a sessão de abertura, do presidente da Sociedade, o Prof. Dr. Castro Poças.
 
O título da reunião foi “Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares – Uma Parceria”, participando colegas das especialidades de Medicina Geral e Familiar, Gastrenterologia e Cirurgia, com a partilha de conhecimentos e de dificuldades, estreitando a ligação entre as especialidades.
 
 
Os temas abordados foram:
- Pólipos do cólon, tendo sido enfatizada a importância do rastreio através da PSOF e/ou colonoscopia, com capacidade inerente da colonoscopia diagnosticar lesões pré-malignas, prevenindo, com a sua remoção, a cascata adenoma-cancro; enfatizou-se, também, a importância da adequada preparação intestinal;
 
- Doença diverticular, em que ao longo dos anos a abordagem terapêutica tem sido cada vez mais conservadora;
- Doença hemorroidária, com a apresentação de um caso clínico que demonstra como uma patologia benigna pode alterar grandemente a qualidade de vida do doente;
 
            
 
- Lesões anais e perianais infeciosas, patologias muitas vezes renegadas apesar do aumento do seu crescimento relacionado com as práticas sexuais.
 
  • Convidam-se todos os sócios a participar na Reunião Regional do Norte, intitulada de “Dilema Diagnósticos e Terapêuticos na Coloproctologia”, que se irá realizar no agradável Solar de Vila Meã, no dia 16 de setembro.
O programa já está disponível e é cativante.
 
     
  • Dada a importância que a atividade científica assume na nossa prática clínica, destaca-se, também, o Curso Science Communication: Peer Review, que se irá realizar no dia 21 de outubro na AHED – NOVA Health Campus, em Carcavelos; tem elevado interesse para revisores e para autores, ajudando estes últimos a anteciparem as críticas e a produzirem melhores manuscritos antes da sua submissão. A brochura do curso encontra-se em 23-t09_science-communication-peer-review.pdf (ahed.pt).
 
  • A não esquecer o XXXII Congresso Nacional de Coloproctologia, a decorrer entre 23 e 24 de novembro, no Hotel Eurostars na Figueira da Foz, destacando-se ainda 2 cursos pós-graduados pré congresso sobre ecografia endoretal e tratamento médico-cirúrgico de doença fistulizante perianal. O programa preliminar está disponível em SPCPnews Especial | Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (spcoloprocto.org).
 
Bolsas de Estágio e de Investigação  
A Sociedade deseja excelentes férias a todos os sócios e familiares.