Sociedade


Presidente


Caros colegas imagem: ft_presidente2.png

É com muita honra que presido à nova Direção da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP), desde novembro de 2018.

A SPCP com os seus estatutos definidos em 1989, e que teve a 1ª eleição para os seus corpos sociais a 10/3/1990, tem particularidades únicas no panorama nacional, pelo facto de envolver de forma paritária, gastrenterologistas e cirurgiões digestivos. Acompanho desde o seu início esta sociedade onde tenho sido membro efetivo com vários cargos diretivos desde 1992, pelo que o meu carinho e devoção a esta causa é profundamente natural.

Assumimos claramente o legado dos fundadores e anteriores direções da SPCP no sentido de a continuar a projectar e enriquecer cientificamente.

O grande objetivo de qualquer sociedade científica é a promoção do conhecimento, por todos os meios disponíveis.

Estando a revista da SPCP relativamente estabelecida, iremos renovar profundamente o sítio da sociedade, de modo a torná-lo o seu principal meio de divulgação.

Tendo sido iniciado no mandato anterior o patrocínio de bolsas de investigação e de estágios em centros de referência em Coloproctologia, iniciamos a sua fase de consolidação, com o acréscimo inerente ao progresso científico e formação, o que muito nos orgulha.

Iremos manter as reuniões regionais dirigido a áreas hospitalares em cooperação com os colegas de medicina geral e familiar, sendo em 2019 em Ponta Delgada e Braga e em 2020 na região da península de Setúbal e na região do Centro (Leiria/Médio Tejo).

Contudo, dado a deficiente formação médica, obtida nas universidades, na área da patologia ano-retal, iremos também patrocinar reuniões exclusivamente dedicadas aos médicos de medicina geral e familiar.

Os congressos nacionais são o ponto alto sob ponto de vista científico da nossa sociedade. Em 2019 e 2020 serão organizados respetivamente pelos grupos do centro e sul do país, que esperamos de alto nível, na senda das anteriores, procurando atingir um maior nível de interactidade à semelhança do sítio. A prova de que o seu nível científico se tem vindo a consolidar, é o progressivo aumento de participações nos mesmos.

Tudo faremos para dignificar a SPCP, com respeito pelos nossos antecessores, mantendo a união inter-pares, pugnando pelo avanço do conhecimento e pela afirmação da sabedoria que se consolida com a experiência, com o objectivo claro de engrandecer a nossa sociedade.

O Presidente
João Ramos de Deus